O vitiligo é uma doença na qual os melanócitos - células que produzem a melanina, a qual por sua vez dá cor à pele - são atacados pelo sistema imunológico do próprio paciente, fazendo com que a área afetada pela doença perca a sua cor natural.
O transplante de melanócitos, é um tipo de tratamento cirúrgico que realiza a "semeadura" de novos melanócitos para a área necessitada. Para isso, uma área doadora é escolhida (a escolha da área varia de acordo com a técnica utilizada de transplante), e ela servirá como fonte destas células.
Apesar de ser um tratamento com elevada taxa de eficácia, a sua indicação é restrita, podendo ser realizado apenas em pacientes com determinados critérios clínicos (como por exemplo, estabilidade da doença e histórico de ineficácia de tratamentos anteriores). É importante lembrar que esta definição de indicação é realizada perante à consulta médica.
Atualmente existem diversas técnicas de transplante de melanócitos, cada uma com sua particularidade, prós e contras. O médico dermatologista habituado com tais procedimentos é quem saberá informar ao paciente o método mais indicado para a sua situação.
ความคิดเห็น