As queratoses actínicas (também chamadas de ceratoses) são lesões de pele que surgem geralmente em pessoas de pele clara, sendo mais comuns em idosos. São consideradas lesões pré-malignas, ou seja, podem evoluir para carcinomas de pele, especialmente se não forem tratadas (estima-se que 5 a 10% das queratoses actínicas evoluam para carcinoma espinocelular).
Sintomas
- Áreas discretamente avermelhadas na pele, sem muito relevo, mas ásperas, com aspecto de "lixa". Dificilmente causam sintomas como dor, o que pode fazer com o paciente acredite que essas áreas são "normais".
- Lesões que se assemelham a verrugas, elevadas.
- Podem aparecer em áreas com histórico de exposição ao sol durante a vida, como couro cabeludo (especialmente em pessoas com pouco cabelo), rosto em geral (testa, nariz, bochechas), orelhas, pescoço, colo, braços e dorso das mãos.
- O número de lesões é muito variavel, a depender da predisposição do paciente e da quantidade de sol que tomou surante vida.
Tratamento
O tratamento pode ser variado, podendo ser pontual (quando houver poucas lesões) ou tratando toda a região (tratamento de campo), este último reservado geralmente para casos em que há diversas lesões.
A importância do tratamento das queratoses actínicas reside no fato de que ele é capaz de reduzir a incidência do câncer de pele ao longo prazo.
A avaliação dermatológica é imprescindível para identificação e tratamento destas lesões.
Comments