A rosácea, também conhecida como acne rosácea, pode se parecer com a acne. Entretanto, é uma condição diferente. Os sintomas da rosácea costumam contar com:
Vermelhidão (flushing) frequente do seu rosto. Este é frequentemente o primeiro sintoma e pode inclusive ser o único dos sintomas por meses e anos antes de algo a mais se desenvolver.
Pequenos pontos vermelhos (pápulas) e pequenas espinhas (pústulas) no rosto. Estas lesões podem se parecer muito com acne. Podem ter a característica de
ir e vir com o tempo, mas também podem ser perenes caso não sejam tratados.
Pequenos vasos sanguíneos visíveis na sua face. Estes vasos são chamados de telangectasias, as quais costumam começar na região do nariz e das bochechas e até se tornarem bastante proeminentes no rosto.
Sintomas oculares. É a chamada rosácea ocular. Ocorre em metades dos casos e geralmente são sintomas leves: sensação de corpo estranho (cisco) no olho; queimação ou coceira ocular; sensibilidade à luz; olhos secos; inflamação da área dos cílios (blefarite), dentre outros.
Espessamento da pele do nariz, chamado de rinofima. É um quadro menos comum, normalmente acometendo homens, e que possui tratamento cirúrgico.
A rosácea normalmente não causa dor ou coceira. Entretanto, alguns casos são acompanhados de sensação de queimação importante nas áreas afetadas, o que pode tornar a doença um tanto quanto indesejável e estressante para o paciente.
O tratamento é personalizado de acordo com quais sintomas o paciente apresenta, variando desde tratamentos tópicos, sistêmicos (orais) e utilização de tecnologias, como a luz pulsada, para tratamento da vermelhidão e telangectasias.
Comments