O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer de pele do ser humano. Seu surgimento é fruto da exposição crônica aos raios ultravioleta ao longo da vida aliada a uma predisposição genética (comum por exemplo na população de pele branca e olhos claros).
O CBC pode se apresentar de diversas formas em nossa pele. Em sua fase inicial, ele pode passar facilmente despercebido pelos pacientes, pois pouco altera a superfície da pele e não dá sintomas. Em seguida, ele pode assumir o aspecto de uma mancha maior (geralmente rosada ou avermelhada), uma lesão elevada em forma de "domo" brilhante ou até sob a forma de uma ferida crônica que não cicatriza. Ele pode ainda possuir pigmento em seu interior, quando é chamado de carcinoma basocelular pigmentado. Ao lado, encontramos alguns dos tipos mais comuns de carcinoma basocelular.
O carcinoma basocelular pode aparecer em qualquer área da superfície da pele. Entretanto, possui predileção pelas áreas expostas ao sol (principalmente áreas do rosto). Ao lado pode-se notar uma lesão de carcinoma basocelular na região do nariz, próximo à pálpebra.
Com o advento da dermatoscopia na dermatologia (equipamento capaz de produzir visão ampliada e aprofundada da pele), o diagnóstico do carcinoma basocelular pode ser bastante antecipado.
O seu tratamento varia de acordo com o contexto clínico da lesão, subtipo do tumor e do perfil clínico do paciente. A cirurgia micrográfica de Mohs hoje é um dos tratamentos que provê a maior taxa de cura. Entretanto, outros tratamentos podem ser empregados em situações específicas.
Comments